A campanha de arrecadação para quitar a dívida da Neo Química Arena arrecadou R$ 40.942.556,13 em dez meses. O valor representa 5,85% da meta de R$ 700 milhões. Ainda faltam R$ 659.060.973,04 para atingir o objetivo.
Idealizada pela Gaviões da Fiel em parceria com o Corinthians e a Caixa, a vaquinha foi prorrogada até dezembro. A previsão inicial era que se encerrasse em maio.
Nos primeiros dias, a arrecadação foi rápida: R$ 8 milhões em 24 horas e mais de R$ 33 milhões no primeiro mês. Desde janeiro, a média caiu para pouco mais de R$ 2 milhões mensais.
O clube agora busca alternativas. Nesta semana, procurou a Caixa para propor a troca do índice de juros.
A ideia é substituir Selic + 2% (17% ao ano) pelo IPCA (9%). A proposta será apresentada na próxima semana.
“Na base deste pedido de troca de indicadores existe a expectativa de que a diferença entre IPCA e Selic se mantenha. Pode valer a pena para o Corinthians ao longo do tempo, mas é uma aposta”, afirma Moises Assayag, sócio-diretor da Channel Associados.
Polêmicas frearam doações
Especialistas apontam que a crise institucional também influenciou no ritmo da campanha.
O presidente Augusto Melo foi afastado provisoriamente após denúncias envolvendo o ex-patrocinador Vai de Bet.
“Acredito que tenham sido ótimos números, mesmo sem alcançar a meta. Agora é entender como reaquecer a campanha após crises para que o torcedor continue abraçando o projeto”, avalia Renê Salviano, CEO da Heatmap.
“Os resultados em si são expressivos e sem precedentes no futebol brasileiro, representando alívio da dívida, ainda que o sucesso dependa da expectativa de quitação total”, analisa Ivan Martinho, professor da ESPM.
“O valor arrecadado até o momento é expressivo, demonstrando engajamento e comprometimento da torcida”, diz Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.
Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, a limitação da vaquinha era previsível. “Nem 5% dos torcedores estão dispostos a doar. Qualquer campanha que arrecada um de cada R$ 20 esperados é um fracasso, e essa só reforçou a enorme exposição midiática dos clubes, sem lastro com sua relevância econômica.”
Fonte: CNN BRASIL