O governo demonstra otimismo em relação à recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), impulsionada pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e pela atual crise na oposição. A avaliação é de que os índices de aprovação tendem a crescer ainda mais nos próximos meses. A análise é de Clarissa Oliveira no Bastidores CNN
“Auxiliares próximos a Lula indicam que já foi possível colher resultados positivos das mudanças na comunicação do governo e da capitalização da crise no campo adversário. Além disso, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal) e a campanha que resultou no tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, são fatores que contribuíram para esse cenário favorável”, afirma a analista de Política da CNN.
O governo avalia que ainda não colheu os benefícios eleitorais de algumas de suas principais promessas, como a isenção do Imposto de Renda, que está em discussão no Congresso Nacional. Outras medidas, como mudanças relacionadas ao abastecimento de energia elétrica e gás, são consideradas estratégicas para aumentar a popularidade, especialmente entre a população mais carente.
“Projetos que afetam diretamente o cotidiano das famílias, como a redução no preço do gás de cozinha e benefícios na conta de luz, são vistos como iniciativas com grande potencial eleitoral, principalmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade”, comenta Clarissa.
Apesar do otimismo, há uma preocupação com o controle das contas públicas. O governo reconhece que enfrenta um aperto fiscal significativo e não pode perder o controle do ajuste econômico, sob risco de enfrentar consequências negativas no futuro. A orientação é manter o equilíbrio entre as medidas populares e a responsabilidade fiscal.
Fonte:CNN BRASIL