HomeNotíciasCaravana baiana de produtores artesanais de queijo e derivados do leite conquistam...

Caravana baiana de produtores artesanais de queijo e derivados do leite conquistam 31 medalhas no XIX ENEL | ASN Bahia

A Bahia alcançou destaque no XIX ENEL (Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados), realizado, de 11 a 13 de setembro, em Quixadá, no Ceará, ao conquistar 31 medalhas: 1 Super Ouro (Estado), 3 Super Ouro, 4 Ouro, 8 Prata e 15 Bronze. O Sebrae Bahia levou 11 produtores que, além de participar do concurso do queijo, puderam levar seus produtos para degustação, fazer novos negócios e descobrir as últimas tendências tecnológicas. Os municípios baianos participantes foram: Jagurari, Gavião, Riachão do Jacuípe, Itambé, Ruy Barbosa, Miguel Calmon, Piritiba, Capim Grosso, Nova Fátima, Pé de Serra e São Domingos.

De acordo com analista técnico da Coordenação do Agronegócio do Sebrae Bahia, Fernanda Motta, o atendimento do Sebrae aos produtores de laticínios foi decisivo para o resultado positivo da competição. “Considero o apoio do Sebrae fundamental, não somente em relação à Missão Técnica, mas, principalmente, pelo trabalho de organização, capacitação e apoio técnico junto aos empreendimentos queijeiros”, pontuou.

Roberta Gusmão é dona da Laticínios Búfalas Garota, de Itambé (BA). Ela voltou do Ceará com cinco medalhas na bagagem: 01 Super Ouro pela Burrata Blue de Búfala; 01 Prata, pela manteiga de Búfala; e 03 Bronze, pelos queijos Pérola Negra Garota, Mozzarella de Búfala em bolinhas e Parmesão. “O Sebrae tem sido um grande parceiro no fortalecimento do nosso trabalho. Por meio de missões, temos a oportunidade de levar nossos queijos para novos mercados, participar de concursos e conquistar reconhecimento em premiações. Esse apoio nos ajuda a dar visibilidade aos nossos queijos artesanais e outros produtos lácteos, consolidar nossa história e expandir o alcance de nossa marca”, disse.

A produtora contou ainda que participou, recentemente, de evento na Chapada Diamantina. “O Sebrae abre muitas portas que antes pareciam impossíveis de serem abertas. Participamos da Ruraltur em Mucugê, de 25 a 27 de setembro, e vendemos muito! Graças a Deus e ao Sebrae. Também fechamos novas parcerias”, comemorou.

Benildo Silva é dono da Laticínio da Bonita, do município de Gavião (BA), e conquistou quatro medalhas: 01 de Ouro, com o queijo Boursim do Sertão; duas de Prata, com o queijo Defumado da Bonita e o Temperado da Bonita, ambos com leite de cabra; e uma de Bronze, pelo iogurte de abacaxi com leite de vaca.

“As duas medalhas de prata são o resultado de um curso que o Sebrae fez aqui em Gavião. Vale lembrar que o gestor Waldemir vibrava com a gente a cada medalha conquistada, como se ele estivesse ganhando um prêmio. É muito importante para o produtor ver que tem quem se importa com a gente”, frisou.

Fonte: Sebrae Bahia

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +